Marcadores

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Semente do Bem - Gergelim

O gergelim é uma planta medicinal, também conhecida como sésamo, muito utilizada como remédio caseiro para prisão de ventre ou para combater as hemorroidas.
O gergelim pode ser encontrado nas variações branco, preto e marrom. Os mais comuns são o branco e o preto. Eles possuem praticamente o mesmo valor nutricional. Só o  preto contém maior teor de antioxidantes e ferro.

Fonte de proteínas, cálcio, ferro, ômega 3 e vitaminas E, B1 e B2, o gergelim pode ajudar a alcançar  uma barriga sequinha e a cintura que toda mulher sonha. Isso porque o gergelim combina as ações dos seus diversos nutrientes e garante, se consumida da maneira correta, um emagrecimento saudável e eficiente.
É uma planta, mas o produto final que compramos e consumimos é a sua semente.

BENEFÍCIOS
Umedece e lubrifica o intestino, combatendo a prisão de ventre. A casca da semente possui componentes que ativam a circulação sanguínea na parede intestinal, auxiliando no tratamento da hemorroidas. Seus minerais, em especial o cálcio, fortalecem os ossos. Quem possui hábito de consumir o gergelim diariamente, consegue  controlar a velocidade de armazenamento de gorduras no corpo, controlando assim a obesidade.
Seu alto teor de fibras auxilia nosso organismo no controle do açúcar que consumimos. As fibras presentes no gergelim possuem a função de controlar o colesterol que  ingerimos. Por sua ação moduladora do colesterol no sangue; previne e trata problemas cardiovasculares como arteriosclerose, infarto do miocárdio e trombose arterial.
Combate dores lombares e de joelhos, reumatismo.
Evita a queda e o branqueamento precoce dos cabelos.
Melhora a elasticidade da pele e forte poder antioxidante nas células. 
Contém um poderoso antioxidante (família das lignanas), que também é anti-cancerígeno.
É uma excelente fonte de proteínas, além de rico em gorduras do bem (as monoinsaturadas) e grande concentração de fibras. Portanto, é excelente quando há grande demanda física como: prática desportiva, gravidez, lactação, convalescença após intervenções cirúrgicas ou doenças. Também na falta de rendimento ou de capacidade sexual tanto no homem quanto na mulher.  

As propriedades do gergelim incluem sua ação adstringente, analgésica, antidiabética, antidiarreica, anti-inflamatória, bactericida, diurética, relaxante e repelente.

O gergelim pode ser usado na preparação de pães, bolos, bolachas, sopas, saladas, iogurte e feijão.

É possível encontrar a semente  em pães e bolachas. Também é indicado o consumo através da trituração, podendo ser adicionada a sucos, saladas e molhos. Existe ainda o óleo de gergelim, que pode ser usado em várias preparações, como saladas, sopas e molhos. Outra opção é o tahine, uma pasta saborosa que pode ser consumida em pães
A semente de gergelim atinge seu maior potencial terapêutico quando consumida na sua forma integral; comprando-a crua e com casca. Mas, deve ser previamente hidratada por 8 horas em água filtrada e na sequência ser germinada. Para germiná-la basta coar sua água de hidratação, lavá-la sob água corrente e colocá-la sobre uma peneira para germinar 'no ar' por 8 horas, tempo ideal para poder realizar seu consumo.

Na alimentação crua a viva existe a possibilidade de transformar a semente germinada em leite de gergelim e vitaminas. À massa que fica após extração do leite damos o nome de queigelim, queijo de gergelim ou ricota de gergelim. 

QUANTIDADE ADEQUADA
Varia de pessoa a pessoa, no entanto, podemos utilizar como média diária o consumo de 10 a 30g da semente

RECEITAS:


Leite de gergelim: deixe ½ xícara de gergelim cru mergulhado por 8 horas em 200 ml de água  filtrada. Se gostar aumente a receita. Após 8 horas elimine a água do molho. Bata no liquidificador o gergelim hidratado (ou germinado) com 200 ml de água filtrada. Coe num coador de tecido tipo (coador de voil).

Queigelim: o resíduo que fica pode ser aproveitado para fazer uma deliciosa pasta vegetal, misturando-o aos temperos preferidos, como cebolinha, missô, shoyu, salsinha, coentro etc. Ou então: deixe o gergelim de molho por 8 horas; lave bem e escorra; bata no liquidificador com um pouco de sal e limão, depois adicione orégano


Longevidade & Neuroproteção
Pelos conceitos da Medicina hindu Ayurvédica e da Medicina Tradicional Chinesa, a semente de gergelim é empregada para aumento da energia vital, tratamento de fadiga, aumento da tonicidade e firmeza muscular, regulagem das funções intestinais, além de melhorar a circulação em todos os vasos e artérias.
Previne e trata o esgotamento nervoso ou mental, estresse, perda de memória, melancolia, depressão nervosa, irritabilidade ou desequilíbrio nervoso, insônia. É um excelente complemento nutritivo para quem está submetido a uma grande atividade mental ou intelectual e deseja manter um bom rendimento.
É considerado um excelente remédio para problemas do cérebro, como memória, pois age aumentando e fortalecendo os glóbulos vermelhos do sangue o que melhora a oxigenação do cérebro. Em paralelo, é um alimento ideal para alcalinizar o sangue, aumentando a atividade e o reflexo cerebral.
Pelo seu alto teor em vitamina E, é considerado um agente rejuvenescedor, ou melhor, um desacelerador do envelhecimento. Por sua qualidade protéica, melhora a transmissão dos impulsos nervosos, que estão diretamente relacionados à memória.
A presença de cálcio é altamente efetiva para acalmar os nervos, conter a ansiedade e sintomas mentais de estresse. Os grãos pretos são mais ricos em cálcio e vitamina A. 

Texto extraído do livro As sementes que curam - Conceição Trucom - a ser publicado em breve. 
fonte www.docelimao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário