Marcadores

terça-feira, 18 de novembro de 2014

As 07 Sementes do Bem

        Quem nunca ouviu falar da linhaça, chia, quinoa, amaranto, gergelim, aveia, semente de girassol. Em tempos de reeducação alimentar, qualidade de vida, estamos mais preocupados com o que ingerimos e tentamos na medida do possível dar um pouco mais de qualidade a nossa alimentação e claro reduzir peso.
Elas auxiliam na diminuição de peso, regulam o trânsito intestinal, são indicados para quem tem sobrepeso, prisão de ventre, colesterol alto, celulite e tantos outros benefícios. O ideal é usa-las diariamente nas refeições, a quantidade indicada é uma colher de sopa por dia, mas isso depende de cada um.
Para isso, nada melhor do que acrescentar na nossa dieta, essas sementinhas que estão fazendo muito sucesso no quesito alimentação saudável . 
Vamos entrar no mundo das sementes e ver como elas podem nos ajudar?

 Hoje vamos falar um pouco sobre a:

                                                  SEMENTE DE LINHAÇA



Existem 02 tipo de linhaça: a dourada e a marrom. As duas possuem  o mesmo valor nutricional, a única diferença é no cultivo, a marrom cultivada em regiões de clima quente e úmido, com o uso de agrotóxicos e a dourada em regiões de clima frio é cultivada de forma orgânica.
Considerada como um alimento funcional, por ser fonte de ácidos graxos ômega 3 e 6, minerais, vitaminas e fibras.
Ela também é rica em lignana, substância semelhante ao estrógeno ( hormônio feminino).  Na TPM e na menopausa quando as mulheres estão em período de baixa de estrógeno, a linhaça age como se fizesse uma reposição desse hormônio, ajudando na prevenção de ondas de calor e fraqueza emocional. 
Segundo estudos a lignana, pode atuar na prevenção do câncer de mama e a saúde dos ossos das mulheres.
A linhaça traz benefícios ao coração, devido a grande quantidade de Ômega 3.
Diminui as taxas de colesterol total e de LDL, o colesterol ruim, contribui para diminuição da pressão arterial, é ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária,  arritmia cardíaca , incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos.
Melhora o funcionamento do intestino, pois a linhaça contém em grandes quantidades  dois tipos de fibras dietéticas solúvel e insolúvel. Contém mais Fibra que a maioria dos grãos, previne o câncer de cólon, ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal, lubrifica e regenera a flora intestinal.
Controla e previne a diabetes.
Diminuem o risco de algumas doenças, pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica.
Ajuda na saúde dos olhos, alivia alergias, é útil no tratamento de anemias, diminui as condições inflamatórias de todo tipo. 
O consumo regular de linhaça auxilia os rins a excretar água e sódio, evitando a retenção de líquido. 
Reduz o ritmo do envelhecimento celular.
O uso da  semente de linhaça deixa a pele mais hidratada e suave.
Seu consumo garante ao corpo um aumento de energia e de vitalidade. 
Mas o benefício maior da linhaça é o emagrecimento, pois suas grandes quantidades de fibra, cinco vezes mais fibra que a aveia, atuam na liberação da glicose no sangue e reduzem, o acúmulo de gordura no corpo, ajudam a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite. 
As pessoas que consomem linhaça, sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma. Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhora as funções mentais dos anciãos, melhora os problemas de conduta ( esquizofrenia). A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil quebrar as sementes é passá-la em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que vire pó. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor.   As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos.
 Com tantos benefícios que tal incluir a linhaça na sua alimentação?

Confira abaixo 02 receitinhas  do site Dieta e Saúde:
Molho de Linhaça
2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
½ xícara (chá) de sementes de linhaça
½ xícara (chá) de azeite
1 colher (sopa) de manjericão picado
1 dente de alho
Sal a gosto
Pimenta-do-reino branca a gosto
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.



Maçãs com creme de linhaça
Ingredientes:
1 copo de iogurte desnatado
1 xícara (chá) de creme de leite light
Adoçante à gosto
2 maças (verdes ou vermelhas) com casca, cortadas em cubos ou em lâminas e temperadas com limão
1 colher (sopa) de sementes de linhaça
Folhas de hortelã
Modo de Preparo: Misture o iogurte, o creme de leite e o adoçante. Despeje sobre as maçãs e salpique as sementes de linhaça. Decore com as
folhinhas de hortelã.


DICA: Como substituir  o ovo de suas receitas pela linhaça:


Ingredientes (equivalente a um ovo):
  • 1 colher de sopa de sementes de linhaça moída
  • 1/4 de xícara de água
Modo de Preparo:
Misturar a farinha de linhaça e a água em uma tigela pequena. Deixar descansar de 1 a 2 minutos. Quanto mais tempo descansar, mais espessa a mistura fica. Em algumas receitas abundantes em líquidos, as sementes de linhaça moídas podem ser adicionadas diretamente aos ingredientes secos.
Depois utilize na sua receita de bolos, panquecas, pães.

Fontes:  Minha Vida
              Mais Equilíbrio
              Dieta e Saúde



Nenhum comentário:

Postar um comentário