Marcadores

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Semente do Bem - Quinoa

A quinoa é a semente queridinha de nutricionistas e especialistas em saúde, pelo seu alto valor nutricional e funcional que contribui para melhorar a imunidade além de favorecer a perca de peso. Esta sementinha não contém glúten, o que a tornar um ingrediente valioso para quem sofre de doença celíaca. Fonte de proteína, carboidratos, vitaminas, ferro, minerais, aminoácidos, fibras e cálcio, a quinoa é o melhor e mais completo alimento de origem vegetal. A quinoa tem boa relação de cálcio e magnésio, sendo importante para absorção de cálcio nos ossos. Entre os 18 aminoácidos encontrados na quinoa, dois – metionina e lisina – estão ligados ao desenvolvimento da memória e dos reflexos, e um deles – tripofano – é capaz de liberar no cérebro a serotonina, substância que dá sensação de bem-estar. Além disso, a quinoa está livre de gorduras saturadas e colesterol.

A quinoa pode acompanhar qualquer prato de carne, frango ou peixe, devido ao seu sabor muito suave, fica fácil acrescentar ela na alimentação tanto de adultos quanto de crianças. A quantidade diária não deve passar de 1 a 2 colheres de sopa. Ela é um ótimo substituto para o arroz, aumentando o  valor nutritivo da alimentação. Você encontra quinoa em grãos, flocos ou farinha. Em forma de farinha, pode ser misturada a sucos e até mesmo na comida, em grãos pode ser cozida junto com legumes  ou em saladas.
A quinoa ajuda no bom funcionamento dos intestinos, a controlar o colesterol e o açúcar no sangue, diminui o apetite porque é um alimento rico em fibras. Como é rica em ômega-3 ajuda no bom funcionamento do cérebro, combate a anemia e previne a osteoporose.
Para preparar a quinoa deve-se lavar antes de utilizar para remover todo resíduo de pó que fica nas sementes,  pode torrá-las em uma frigideira por 05 minutos para dar um delicioso sabor de tostado, não devemos adicionar muita água quando ao cozimento para não empapar, cozinhar apenas por 15 minutos.

Como incluir a quinoa no cardápio:
Saladas : A quinoa pode ser usada para temperar a salada de duas maneiras: como a semente propriamente dita ou então na forma de farinha. Em ambos os casos a quinoa tem todos os seus nutrientes conservados e o consumo diário não deve ser feito em quantidades elevadas.


Com frutas ou leite: os grãos inteiros da quinoa podem ser consumidos como um cereal matinal, acompanhando leite ou frutas, por exemplo.
Sopas:  pode usar tanto os flocos de quinoa como os seus grãos para dar um sabor especial às sopas.

Substitui a farinha de trigo:  Feita por meio da trituração da semente, a farinha de quinoa contem todos os nutrientes que o grão inteiro oferece. Ela pode ser usada no preparo de diversas receitas, como massa de bolos, tortas, pães e biscoitos.
Acompanhando o iogurte: Ao colocar quinoa no iogurte, você também está acrescentando fibras ao prato e enriquecendo ainda mais a bebida com cálcio e proteínas.
Sucos ou vitaminas: A quinoa acrescenta boas doses de cálcio, proteínas, ferro e zinco aos sucos e vitaminas, fora todos os nutrientes que as frutas já oferecem. Além disso, a quinoa dá uma dose extra de fibras para as frutas, que batidas perdem muito desse nutriente, ajudando na saciedade e dando uma força na dieta.
Após a atividade física: Consumir uma salada de frutas acompanhada da quinoa pode ser uma ótima opção de lanche após os exercícios, uma vez que as frutas são fontes de carboidratos e a quinoa possui todos os aminoácidos essenciais para o nosso corpo formar proteínas.


Receitinha de Legumes com Quinoa: 

1 xícara (chá) de quinoa
1/2 xícara (chá) de cenoura ralada
1/2 xícara (chá) de vagem cortadinha
1/2 xícara (chá) de couve-flor cortada em buquês pequenos
1/2 cebola (pequena) picada
1 colher (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de alho-poró em rodelas finas
1/2 colher(café) de sal
salsa picada a gosto
tomilho e pimenta-do-reino a gosto

Cozinhe a vagem, a couve-flor e a quinoa durante dez minutos, apenas com água. A seguir, refogue o azeite, a cebola, o alho-poró, adicionando a vagem, a couve-flor, a cenoura ralada, a quinoa, a salsa, o tomilho, a pimenta-do-reino e o sal, e sirva ainda quente.

Doença celíaca:
 A doença celíaca é a intolerância ao glúten que pode se manifestar em indivíduos de todas as idades que causa uma má absorção de nutrientes pelo intestino delgado e que quando não é devidamente tratada pode levar ao surgimento de um câncer intestinal.
A doença celíaca possui um componente hereditário e por isso todos os parentes próximos do indivíduo diagnosticado com esta doença deverão ser submetidos a exames para verificar se eles sofrem com a doença ou não.

Fonte: Tua Saúde
               Minha Vida


Nenhum comentário:

Postar um comentário