Marcadores

domingo, 23 de novembro de 2014

Semente do Bem - Amaranto



Cereal andino, que era  usado contra dores de estômago e que hoje também ajuda a perder peso.
É um grão que se destaca por ser  rico em proteínas, fibras, cálcio, ferro, fósforo e magnésio.
É uma ótima opção para vegetarianos, idosos e praticantes de atividades físicas por ser um alimento rico em proteínas com alto valor biológico.

O amaranto previne o câncer e controla o colesterol, regula a pressão arterial. Possui uma substância que ajuda a controlar o crescimento de tumores, por isso é bom na prevenção do câncer.
Por ser rico em fibras, ele proporciona a saciedade, colaborando assim com quem precisa perder peso. E ainda melhora o funcionamento do intestino.
Por ser rico em ferro, o amaranto ajuda no combate a deficiência desse mineral no organismo.
A dose diária recomendada por alguns nutricionistas é de duas a três colheres por dia ou seja 45g do cereal.
O amaranto não contém glúten e pode ser encontrado nas seguintes formas:  GRÃOS, FARINHA e FLOCOS. 

Pde ser consumido de diversas maneiras. Ele pode ser adicionado nas saladas ou cozido e consumido em substituição ao arroz e feijão ou adicionado em sopas. Os flocos de amaranto podem ser adicionados às frutas, iogurtes, sucos e vitaminas. O alimento também pode ser preparado como uma pipoca. Basta colocar uma colher de sopa de grãos de amaranto em uma frigideira, tampar e esperar ele estourar. As pipocas de amaranto possuem cerca de dois milímetros de tamanho.  

O amaranto não é recomendado para portadores de diabetes, pois possui alto índice glicêmico. Pessoas com doenças renais também devem evitar o grão por ele ser rico em proteínas e o excesso do nutriente poder sobrecarregar os rins. 

Receitas com Amaranto

Chá Frio de Amaranto (vegana)

Grãos de amaranto

Cravo

Canela
Açúcar mascavo

Preparo 

Os grãos ficam 24 horas de molho. Depois, são cozidos, e o caldo é misturado a uma infusão de cravo, canela e açúcar mascavo. 

Depois das 24 horas, você deve escorrer a água e colocar o amaranto que ficou no fundo ao fogo de volta para a panela. É preciso colocar um litro de água. Deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos. O amaranto vai engrossar o caldo. 

Depois, você deve coar a mistura. O líquido que sobrou na jarra forma a bebida gelada. Leve para o liquidificador a parte sólida do amaranto que restou no coador e triture mais um tempo. Depois volte a peneirar com água essa mistura. Nessa segunda peneirada, você vai obter um líquido mais espesso que forma o chá quente. 

Coloque a cravo e a canela. Depois, é só adoçar e colocar o limão. No final, você tem um refresco de amaranto, uma bebida energética, repleta de sais minerais e proteínas.

Fonte:  Globo Repórter


Bolo de Amaranto com Banana (ovo-lacto)



1 ovo
1 xícara de açúcar
1/3 de xícara de margarina
1 banana amassada
1/2 xícara de amido de milho
1/2 xícara de farinha de mandioca
1 colher (chá) de sal
1 colher e meia de fermento para pão
1 xícara de flocos de amaranto
1/4 de xícara de leite

Preparo

Para fazer a massa do bolo, é preciso de uma batedeira para misturar os ingredientes. Comece batendo o ovo com açúcar. Em seguida, coloque a margarina e a banana amassada. Assim que estiver misturado, pare de bater e coloque o amido de milho. Mexa com uma colher até incorporar o amido na massa. Depois, volte a bater e coloque a farinha de mandioca e o sal.

Pare novamente de bater para colocar os flocos de amaranto que podem ser comprados em grandes supermercados ou em lojas especializadas. Mexa com uma colher até incorporar o amaranto na massa. Volte a bater e coloque o leite.

Com tudo bem misturado, é hora de ir para a próxima etapa. Coloque a mistura em uma forma untada, espalhe e enfeite com rodelas de banana. Polvilhe açúcar e canela a gosto.


No forno pré-aquecido, em temperatura média, coloque a forma para assar por 40 a 45 minutos.

Dica - Esse bolo, além de delicioso, ajuda a reduzir os índices de colesterol.

Fonte: Globo Repórter





Nenhum comentário:

Postar um comentário