Marcadores

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Semente do Bem - CHIA

               CHIA: A semente de chia é um verdadeiro superalimento 

A chia é o nome popular de Salvia Hispânica, é uma semente  pequena de cores variadas (acastanhadas, cinzentas, pretas e brancas), entre os principais componentes temos : 

Ômega-3:Segundo nutricionistas 100 gramas de semente de  Chia têm oito vezes mais ômega-3 que um pedaço médio de salmão. 

Cálcio: Por ter bastante cálcio, é uma alternativa para quem tem intolerância a lactose. Em 100 gramas da semente de chia (equivalente a sete colheres de sopa) tem seis vezes mais cálcio que meio copo de leite
Magnésio: possui duas vezes mais do que em castanhas e nozes 

Manganês e fósforo: Três vezes mais do que no espinafre

Proteínas: É uma fonte de proteína completa, que fornece todos os aminoácidos essenciais que o homem precisa.

Fibras: a alta concentração de fibras alimentares faz da Chia um aliado do emagrecimento e na boa digestão.

Potássio contra câimbras: 100 gramas da semente de chia têm duas vezes mais potássio que duas bananas grandes.

Vitaminas do Complexo B: A semente de chia também possui em sua composição a niacina, a tiamina e a riboflavina, todas vitaminas do complexo B.
Manganês extra: A porção da semente de chia tem 63.5% das necessidades diárias de manganês.

Cheia de zinco Esse nutriente melhora nossa imunidade, paladar, olfato e visão.
.
Rica em cobre: Ele facilita a absorção do ferro, é catalisador na formação da hemoglobina, melhora imunidade e ajuda na formação de elastina e colágeno",
.
Carrega magnésio: Em comparação com 100 gramas de brócolis, a semente de chia tem 15 vezes mais magnésio

Vitamina A para os olhos: A porção diária da semente de chia possui cerca de 20% das nossas necessidades dessa vitamina. 


Benefícios da Chia
As sementes de Chia proporcionam muita energia, reduzem a ansiedade. Por ser rica em fibras, se torna uma grande aliada no emagrecimento,  quando ingeridas elas provocam uma sensação de saciedade, pois suas fibras solúveis misturadas com água se transformam em uma espécie de gel, atrasando o esvaziamento gástrico e ainda aumenta o volume do bolo fecal, melhorando o funcionamento do intestino , limpando o organismo por meio das fezes e prevenindo a prisão de ventre.
Regula o colesterol e triglicérides; controla a glicemia; ajuda na formação óssea; prevenção do envelhecimento precoce; melhoria na imunidade do organismo.
Por conter minerais como o selênio e zinco, que auxiliam o sistema imunológico, a chia é importante para reforçar as defesas, afastando doenças como gripes, resfriados e processos infecciosos. Além disso, por ter nutrientes como fósforo, manganês, cálcio, potássio e sódio, a semente é indispensável para a manutenção da integridade e saúde das células. 
A chia também apresenta vitamina A, nutriente que age como antioxidante contra os radicais livres e também auxilia na redução da acne e prevenção do ressecamento da pele. A semente também leva vitamina B2, importante na saúde da pele, unhas e cabelos. 
Possui ácido cafeico e ácido clorogênico, ambos antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, combatendo o envelhecimento celular e prevenindo nosso organismo contra diversas doenças, inclusive o câncer.

Como consumir a CHIA: 

Em forma de gel, deixe uma colher de sopa da semente de molho em 60 ml de água durante aproximadamente 30 minutos.
Em vez de produzir o gel, você pode fazer diferente e adicionar a semente a líquidos como sucos, iogurtes e vitaminas. Uma sugestão é comer a porção no lanche entre as refeições, pois um pote de iogurte desnatado (160 ml) com uma colher de sopa de chia contém apenas 70 calorias.
O óleo da chia  pode ser usado para temperar saladas ou para regar a refeição quando já estiver no prato.
A farinha pode ser misturada a frutas, sopas, mingaus e sucos de forma mais prática. Esta versão também pode substituir a farinha de trigo no preparo de receitas de pães e bolos. Outra boa pedida é comprar o grão, liquidificar, acondicionar a farinha em um pote e armazenar em geladeira para depois consumir junto da salada.


Ótimo substituto do ovo em receitas. Misturando uma colher de sopa da farinha de chia com 60 ml de água, você obtém uma quantidade de gel suficiente para substituir um ovo em qualquer preparação.
A semente mantém suas propriedades em todas estas formas de consumo.

Importante: Apesar de conter fibras, em excesso, pode levar ao aumento de peso, constipação intestinal (principalmente se o indivíduo não tomar quantidade suficiente de água) e pode levar a desconfortos gástricos uma vez que retarda a saída dos alimentos do estômago.

Não existe uma regra, mas nutricionistas calculam que entre duas a quatro colheres de sopa cheias de sementes diárias são suficientes e já trazem enormes benefícios à saúde.


Fonte:  Shopping Vida Saudável
           Minha Vida



Nenhum comentário:

Postar um comentário