Marcadores

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Semente do Bem - Aveia

   A aveia é um cereal muito nutritivo e que deve fazer parte do cardápio de quem procura uma alimentação saudável, ela  ajuda no bom funcionamento dos intestinos, pois ela é riquíssima em fibras. Suas fibras ganham pela qualidade, e não pela quantidade, principalmente devido às beta-glucanas, que traz diversos benefícios ao organismo
   É rica em ferro, cálcio, magnésio, e vitaminas do complexo B (Vitamina B3 e B1) e vitamina E.
   O cereal em si não contém glúten, mas como na maior parte do mundo ele é processado junto ao trigo, é considerado um dos alimentos perigosos para os celíacos. Por isso, é importante sempre verificar a embalagem, pois se ele contiver traços dessa proteína, deverá constar na embalagem "contém glúten".

   A aveia não tem uma ação direta na nossa imunidade, porém, por melhorar o trânsito intestinal, ela pode aumentar as defesas orgânicas do nosso corpo, uma vez que contribui para a saúde da flora intestinal. Afinal, 60% do total de imunoglobulinas do nosso corpo estão nele! Toda vez que estimulamos a microbiota intestinal, acabamos produzindo mais anticorpos, o que melhora a imunidade. 

 O cereal também age no controle da glicose e do colesterol. As beta-glucanas formam um gel  ao entrar em contato com a água, a glicose e o colesterol ficam mais tempo "presos" nesse gel, para depois serem absorvidos. No caso dos açúcares, isso diminui o tempo de absorção dos carboidratos, melhorando os níveis glicêmicos. Por isso, o consumo de aveia é recomendado aos diabéticos. A ingestão do cereal, especialmente na forma de farelo, também é benéfico para quem tem colesterol alto, já que há uma diminuição em até 10%. 

 Como Consumir:


A aveia é vendida na forma de farinha, flocos (finos e grossos) e farelo. Ela pode ser consumida junto com as frutas de sua preferência ou adicionada aos sucos, shakes e às vitaminas. A aveia também pode fazer parte da preparação de bolos, tortas (doces e salgadas), pães, biscoitos, cookies, empanados, bolinhos e farofa. Outra forma de utilizá-la é no mingau, ela dá a consistência ao leite sem a necessidade do uso de amido de milho para
engrossar.

Estudos demonstram que 30 gramas, ou seja, aproximadamente três colheres de sopa de aveia diariamente é o suficiente para obter os benefícios do cereal. Por causa do alto teor de fibras, o consumo deve ser acompanhado da ingestão de líquidos. 
O consumo de aveia é contraindicado para quem tem a doença celíaca, que é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada na aveia (por contaminação do trigo) e em outros alimentos, que provoca dificuldade no organismo de absorver os nutrientes, vitaminas, sais minerais e água. Pessoas que possuem intolerância alimentar também devem evitá-la.

Quem tem síndrome do intestino irritado não deve consumir aveia, pois, por causa da inflamação, precisa de alimentos de fácil digestão. O consumo de muita fibra provoca ainda mais irritação, pois o alimento permanece mais tempo no intestino. 
Já os que possuem intestino muito acelerado também devem evitá-la, pois a aveia possui muitas fibras e ajuda a acelerar ainda mais o trânsito intestinal. 
Além disso, a aveia não é recomendada para crianças com menos de seis meses, porque o teor de fibras desse alimento é muito alto e a criança ainda não tem um aparelho digestório que consegue digerir de forma eficiente a aveia. 

O chá de aveia:


Indicado para pessoas com depressão nervosas ou tensas, adultas ou crianças, o chá de aveia é conhecido como um excelente remédio caseiro inclusive para insônia.  Ele favorece a concentração, alivia o nervosismo e ajuda a trazer o sono.
Para o preparo do chá, coloque meio litro de água em uma panela e leve ao fogo. Quando ferver, adicione duas colheres de sopa de aveia em infusão durante quinze minutos. Após este período, coe e consuma. A quantidade ideal para ser ingerida é de duas a três xícaras de chá por dia, quente ou frio.

Leite de Aveia:


O CicloVivo dá a dica de como fazer o leite de aveia, uma das opções mais baratas em termos de leite vegetal. Além de ser muito saudável, ele ainda ajuda a controlar a flora intestinal, reduzir o colesterol e os triglicérides do sangue. Essa também é uma saída para quem quer emagrecer, pois o leite de aveia sacia e contém carboidratos complexos, que são absorvidos de forma lenta pelo corpo.
Ingredientes:
- 2 xícaras de chá de aveia em flocos
- 3 xícaras de chá de água (filtrada ou mineral)
- 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
- Açúcar ou adoçante a gosto (opcional)
Como fazer:
Deixe a aveia de molho na água por, no mínimo, uma hora. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bate por, aproximadamente, cinco minutos. Coe a mistura com a ajuda de um pano fino e leve à geladeira. O leite pode ser armazenado por até três dias. Os resíduos da aveia que ficaram na “peneira” podem ser usados no rosto, para deixar a pele macia.
Redação CicloVivo

Fonte: Minha Vida


Nenhum comentário:

Postar um comentário