Marcadores

sábado, 25 de outubro de 2014

BENEFÍCIOS DO CHÁ VERDE

  O CHÁ VERDE 

Oriundo da planta CAMELLIA SINENSIS, a mesma dos chás preto e branco, o chá verde tem suas folhas colocadas sob vapor e depois secas, por isso contém propriedades diferentes, assim previne-se a oxidação dos ingredientes e preservam-se os nutrientes.




 Não existe uma tabela nutricional oficial do chá verde.
Porém, sabe-se que ele é rico em flavonoides chamados catequinas, fitoquímicos responsáveis pela maior parte de suas propriedades para a saúde. O chá também é rico em cafeina.





 BENEFÍCIOS DO CHÁ VERDE

Traz saciedade - As catequinas do chá verde interagem com os receptores da leptina, hormônio relacionado com a sensação de  saciedade, ou seja, o consumo do chá diminui a sua fome.

Acelera o metabolismo - O chá verde também é conhecido pelo seu efeito termogênico, sendo ideal para dietas e manutenção do peso.

É  antioxidante - As catequinas do chá verde tem poder de combater os radicais livres. Por isso a bebida ajuda na prevenção de doenças crônicas como o câncer, doenças cardiovasculares e diabetes, além de  ajudarem no antienvelhecimento da pele.

Melhora o humor - Existe um aminoácido no chá verde chamado L-teatina que aumenta a produção de dopamina e serotonina, neurotransmissores, que estão ligados a sensação de bem estar.

Protege nossa cognição - Ainda não é 100% certo, mas alguns estudos revelam que o consumo de chá verde pode afastar doenças relacionadas ao declínio da mente, como alzheimer, ou como peça chave no tratamento da esclerose múltipla  e diabetes,  pois os compostos polifenois do chá podem apresentar propriedades neuroprotetoras.

Combate  o colesterol - As catequinas ajudam a reduzir o colesterol ruim LDL.

Fortalece o sistema imunológico - O chá verde contém polifenois, vitaminas C, K, B1, B2, manganês,  potássio e ácido fólico. Todas essas substancias melhoram o funcionamento do sistema imunológico.



  O melhor meio de fazer o chá verde é com as folhas,   que deve ser preparado com água aquecida entre  60ºC e 85ºC, e deixar em fusão 5 minutos no máximo para não amargar. Nesse processo todas as propriedades das folhas passam para água. Já , quando o chá e feito com saquinho, as propriedades se perdem, porque o pacotinho leva uma mistura com o caule.

Um segredinho para o chá verde ficar mais gostoso é prepara-lo com duas colheres da erva para um litro de  água e adicionar na água fervente um pedaço de casca de abacaxi ou gotinhas de limão.


A ingestão recomendada é de 600 ml. ou três a quatro xícaras, o consumo demasiado pode fazer mal, reduzindo a absorção de ferro e cálcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário